Rede de Estudiosos do Trabalho
Com o objetivo de ampliar a capacidade de reflexão e de produção sobre o mundo do trabalho, de se discutir as bases de um novo padrão de desenvolvimento nacional que combine crescimento econômico com valorização do trabalho, redução das desigualdades sociais e o respeito às condições ambientais, a Escola DIEESE de Ciências do Trabalho atua na perspectiva de constituir uma ampla Rede de Estudiosos do Trabalho.
Embora a história da constituição da Escola seja recente no campo da educação superior, o DIEESE possui quase 60 anos de experiência em produção técnica e científica sobre as questões do trabalho. Este legado tem sido usado para dar à Escola o suporte necessário para o início das atividades de estruturação da Rede de Estudiosos do Trabalho.
Várias atividades têm sido realizadas para implantar a Rede. Atualmente já existem parcerias definidas com diversas instituições, mas a Escola busca ainda mais organizações públicas e privadas de ensino superior, produtoras de pesquisa e de conhecimento científico, e com as que têm na questão do trabalho uma preocupação fundamental.
As instituições que compõem a Rede são as seguintes:
- Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo - FESPSP
- Ministério da Ciência e Tecnologia - MCT, Ministério da Educação e Cultura - MEC, Ministério do Trabalho e Emprego - MTE
- Universidade de Caxias do Sul - UCS
- Departamento de Ergologia da Universidade de Provence, França
- Universidade de Coimbra - Centro de Estudos Sociais
- Universidade Federal da Bahia - UFBA
- Universidad de Alcalá (Alcalá de Henares, Madrid, España)
- Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG
- Universidade de Campinas - Centro de Estudos Sindicais e de Economia do Trabalho - Cesit
- Universidade de São Paulo - Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas - FFLCH
- Universidade de São Paulo - Faculdade de Educação
- Universidade de São Paulo - Faculdade de Direito
- Universidade de São Paulo - Escola Politécnica - Departamento de Engenharia e Produção
- Universidade de São Paulo - Faculdade de Economia
- Universidade de São Paulo - Museu de Arte Contemporânea - MAC/USP
- Universidade Federal de São Carlos - UFSCar
- Universidade Federal da Paraíba - UFPB
- Universidade Federal do Pernambuco - UFPE
- Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRS
- Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC-SP
- Universidade Federal do Paraná - UFPR
- Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ
- Universidade de Brasília - UNB
- Universidade Municipal de São Caetano do Sul - Programa de Pós-Graduação em Administração
- Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza
- Organização Internacional do Trabalho - OIT
- Fundação Wage Indicator
- Ministério da Previdência Social - MPS
- Fundação Seade
- Fundação Jorge Duprat Figueiredo de Segurança e Medicina do Trabalho - Fundacentro Ação Educativa
- Universidade de Moçambique
- Hans-Böckler-Foundation / Institute for Economic and Social Research -WSI (Alemanha)
- International Centre of Social Science Education and Research - ISS (Holanda)
- Instituto Latinoamericano y Caribeño de Planificación Económica y Social - Ilpes/Comisión Económica para América Latina - Cepal
- New York University (Estados Unidos)
- Delhi University (India)
- London School of Economics (Reino Unido)
- Nottingham University (Reino Unido)
- Duke University (Estados Unidos)
- CNRS (França)
- Syddansk Universitet (Dinamarca)
- International Institute of Social History (Holanda)
- Université Laval (Canada)
- Université de Genève (Suíça)
- Stanford University (Estados Unidos)
Além de encontros e discussões com potenciais parceiros, a Escola tem investido em outras frentes que contribuem e subsidiam o trabalho de constituição e ampliação da Rede, assim como trazem indicações de questões a serem tratadas.
- a Constituição do Conselho Técnico e Científico, constituído por representantes de diversas entidades da sociedade civil, de ensino, de classe, entre outras, cuja finalidade é indicar programas de cursos inovadores; propor a realização de pesquisas e investigações sociais; recomendar o desenvolvimento de projetos de cooperação técnica; apoiar e avaliar tecnicamente o desenvolvimento dos trabalhos da Escola.
- a elaboração da Revista de Ciências do Trabalho.
- a realização de palestras e conferências mensais com personalidades acadêmicas, políticas, de organizações do trabalho etc.